domingo, 15 de novembro de 2009

de Vera Marmelo

exercício: Estética - Horizontal vs Vertical



Escolhi, das duas fotografias que tirei, a vertical. Tal como disse em aula esta imagem transmite-me uma sensação de "há mais para o lado direito do que aquilo que nós conhecemos". Tem uma maior leveza que a fotografia horizontal, muito devido ao maior espaço de céu na parte superior da imagem. Não é o tipo de fotografia que costume fazer, mas fiquei muito surpreendida pelos resultados da minha máquina quando a fiz. Abdiquei de mais luz na zona da passadeira em benefício do céu e do seu ar mais carregado. Lá ao fundo, detrás da passadeira temos a ponte e um resto de informação que não me incomoda porque está de tal forma em último plano e desfocado que não se sobrepõe à parte mais interessante.

A imagem horizontal dá-nos a tal sensação de estabilidade. Muito por se verem os limites da passadeira e pela quantidade de céu e de rio que está lá.

4 comentários:

  1. para te dizer a verdade, julgo que prefiro a imagem horizontal. a simetria dá-lhe mais estabilidade. gosto especialmente dos apoios da passadeira e do próprio desenho que eles fazem ao rio.
    na foto vertical gosto da maneira como a passadeira se interpõem entre as "zonas" mais luminosas do céu e do rio.

    ResponderEliminar
  2. Prefiro a vertical...exactamente pela sensação de continuidade, onde os limites não menos perceptíveis...

    ResponderEliminar
  3. Observando a passadeira como objecto principal, opto pela imagem na horizontal, consigo tocá-la como se fosse real, torna-se mais íntima, liga-nos a algo, ela faz parte do nosso dia-a-dia. Em minha opinião considero uma imagem feliz contemplando três elementos fundamentais, também a razão da minha opção.

    ResponderEliminar
  4. what about square ?
    http://img230.imageshack.us/img230/8507/est1sq.jpg

    ;)

    ResponderEliminar